Blog Clínica Audição

A audiometria é um exame que tem como objetivo avaliar a capacidade do paciente para ouvir e interpretar sons.

Como é feito o exame de Audiometria?

O exame não requer preparo prévio nem suspensão da medicação em uso. Ele é simples, inócuo e indolor e geralmente é feito por um fonoaudiólogo ou por um otorrinolaringologista, que são profissionais mais habilitados a realizá-lo e avaliar seu resultado.

examinando é colocado numa cabine acústica que visa isolá-lo dos sons ambientais, a qual tem uma parede de vidro através da qual o examinador pode vê-lo. Quase todo o exame transcorre em silêncio, salvo as comunicações entre o paciente e o examinador, para o quê o examinando deverá colocar um fone de ouvido, acoplado a um pequeno microfone, através do qual ouvirá certos sons emitidos pelo examinador e deverá responder a eles mediante sinaisgestuais previamente combinados (levantar uma das mãos, por exemplo). Em uma parte do exame o examinandodeverá repetir palavras emitidas pelo examinador. Nos exames de audiometria tonal, por via óssea, um vibrador é colocado sobre osso mastoide do examinando, o qual deverá acusar as percepções das vibrações do mesmo.

A escala de medida da audição é feita em decibéis e o teste normalmente varia entre zero e 120 decibéis, sendo que a audição normal escuta até um mínimo de 25 decibéis (às vezes menos). Se o ouvido começa a ouvir apenas aos 50 decibéis, diz-se haver uma perda auditiva leve; se entre 55 e 70 decibéis, diz-se perda moderada; entre 75 e 90 decibéis, perda severa; acima de 90 decibéis, perda profunda.

Até 25 - Audição Normal
26 a 40 - Perda de audição leve
41 a 50 - Perda Auditiva Moderada
56 a 70 - Perda Auditiva Moderadamente Severa
71 a 90 - Perda Auditiva Severa
+ de 90 - Perda Auditiva Profunda

Para que serve a audiometria?

O resultado da audiometria geralmente é expresso num audiograma, um gráfico que informa sobre as respostas do examinando aos diversos sons emitidos. Em muitos casos de perda auditiva o exame ajuda a determinar a conveniência de usar ou não um aparelho auditivo e o tipo mais adequado dele. Em outros casos, ajuda a estabelecer o diagnóstico e o prognóstico, já que são inúmeras as causas possíveis, bem como pode sugerir medidas preventivas que evitem o agravamento das situações anômalas. Uma das grandes utilidades da audiometria é detectar deficiências auditivas em crianças pré-escolares ou escolares, muitas vezes inapercebidas, mas que são uma das causas de baixo rendimento escolar.

RECOMENDAÇÕES PARA O EXAME DE AUDIOMETRIA

• Exame simples e indolor;

• Possui duração de aproximadamente 40 minutos em adultos;

• Exige participação ativa do paciente;

• Recomenda-se uma boa noite de sono e repouso acústico;

• Evite ambientes ruidosos cerca de 14 horas antes do procedimento (exemplos: sons de máquinas, festas e casas noturnas);

• Informe ao fonoaudiólogo examinador: se há casos de perda auditiva na família, quais são os medicamentos que estão sendo tomados, com qual frequência visita ambientes ruidosos e se sente zumbido ou algum ruído em ambientes silenciosos.