P.C.M.S.O.

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

O PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é obrigatório para todas as empresas e tem como objetivo mapear e orientar condutas em todos seus aspectos legais e de boas práticas para a promoção, a prevenção e a preservação da saúde dos empregados. É no PCMSO, que o Médico Coordenador define quais exames precisam ser realizados. (NR 7).

A realização desse exame é obrigatória para trabalhar formalmente, pois ele registra as condições do trabalhador ao entrar na empresa, quando for trocar de cargo ou for desligado por algum motivo, é possível comparar se houve alguma lesão durante o período trabalhado. Conforme a NR 7, existe uma lista de exames que são obrigatórios nesse programa, sendo eles: admissional, periódicos, retorno ao trabalho, mudança de função ou demissional.

Saúde Ocupacional é a responsável pela prevenção e redução de riscos à saúde dos trabalhadores proporcionando condições de qualidade para todos os colaboradores.

Nosso médico do trabalho possui o Título de Especialista em Medicina do Trabalho

reconhecido pelo CRM – AM, Associação Medica Brasileira ( AMB ) e Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT).

Importante sobre PCMSO

Qual o objetivo do PCMSO?
Acompanhar, monitorar e controlar danos contra o trabalhador causados em acidentes de trabalho ou ao ambiente laboral. Ajudando a encontrar problemas prévios e se prevenir.

Como realizar um PCMSO?
Os médicos conveniados vão até a sua empresa e conhecem os locais de trabalho e a rotina dos funcionários, analisando todas as condições do lugar como iluminação, calor, ventilação, etc., e decidem se há ou não condições para trabalhar. Podendo realizar alterações para melhorar o estado de segurança do local. Após cumprir as exigências da norma, é preciso começar a disseminar a ideia de prevenção e preservação da saúde de todos os profissionais.

Quem pode fazer o PCMSO?
Somente médicos especializados na Medicina do Trabalho podem atestar as condições do trabalhador para exercer suas funções em qualquer lugar na empresa. As empresas têm convênio com clínicas de Segurança do Trabalho e mandam os colaboradores direto para elas. São os médicos e os exames que determinam se o trabalhador pode ou não praticar alguma função. Garantem assim, a saúde de toda equipe e de cada funcionário da empresa para crescerem juntos, trabalhando em um ambiente adequado, feliz e que motiva todos os funcionários.

Ficou com alguma dúvida?

Solicite um orçamento

Telefones de Atendimento

92.3232-8219
 99606-2715 Oi | 99506-7067 Vivo